Edições Anteriores

O projeto Congresso Santuários: Arte, Cultura, Paisagens, Peregrinações e Pessoas nasceu do diálogo entre especialistas de diferentes áreas e por isso reflete um olhar transdisciplinar sobre estes espaços que nos fazem Humanos.

São espaços de natureza, de arte, de esperança, de confraternização, de sacrifício. Revelam a humanidade em toda a sua dimensão.

A discussão sobre os Santuários é uma Porta Aberta a todos aqueles que os vivenciam e os estudam. O olhar de cada um é enriquecedor. É um espaço de encontro entre antropólogos, arqueólogos, arquitetos, artistas plásticos e performativos, biólogos, conservadores/restauradores, crentes, devotos e peregrinos, curadores, escritores, designers, filósofos, gastrónomos, geólogos, historiadores, historiadores de arte, médicos, museólogos, músicos e musicólogos, psicólogos, sacerdotes, sociólogos e todos aqueles que entendam que o seu trabalho ou a sua devoção tem uma relação com um conceito amplo de Santuários.

 

V Congresso Internacional Santuários: Cultura, Arte, Romarias, Peregrinações, Paisagens e Pessoas

O V Congresso Internacional Santuários realizou-se de forma online, pela primeira vez, devido à Pandemia da Covid-19, em 2020. O tema central evidenciou “A morada como santuário”. Este grande desafio, mesmo diante do contexto pandêmico, foi capaz de demonstrar que as investigações, estudos e a capacidade criativa superaram as expectativas, congregando Universidades e pesquisadores de quatro continentes, através dos eixos temáticos, palestras e programação cultural, em intensos dias de participação.

Data: 08 a 13 de dezembro de 2020
Local: A edição completa das palestras e demais eventos está disponível no link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLoPirty-rq8RSIFU4NF8_ln1Ht0dgM5uF

 

IV Congresso Internacional Santuários: Cultura, Arte, Romarias, Peregrinações, Paisagens e Pessoas

O IV Congresso Internacional Santuários realizou-se na região do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial, desde 2001. O Congresso repartiu-se entre diferentes locais, dada a riqueza patrimonial desta região portuguesa. Região de Santuários desde a pré-história, temos como exemplos: a Arte Rupestre do Vale do Côa, do Paleolítico, o Santuários de Panóias, da época Romana, o Santuários de Nossa Senhora dos Remédios, do século XVIII.

Data: 13 a 17 junho de 2017
Local: Região do Rio Douro, em Portugal, entre Peso da Régua, Lamego, Vila Real e Mêda

 

III Congresso Internacional Santuários: Cultura, Arte, Romarias, Peregrinações, Paisagens e Pessoas

O III Congresso Internacional Santuários realizou-se em Valcamónica, na região da Lombardia, em Itália. A Valcamónica é um vasto espaço, Património Mundial da Humanidade, desde 1979, capaz de atrair novos preregrinos fascinados por uma linguagem sem palavras, expressa nas gravuras marcadas nas rochas. A arte rupestre, arte semimóvel e arte móvel deixaram seus vestígios neste vasto Santuário. Espaço de grande beleza natural, este amplo vale dos Alpes revela uma natureza geológica marcante que nos impressiona. Há um apelo contínuo à espiritualidade, como foi na pré e proto-história, na época romana e no cristianismo. A Valcamónica é um Santuário à Liberdade e também lugar de passagem entre o norte e sul da Europa, onde muitas gerações o utilizaram nesta demanda.

Data: 9 a 13 de dezembro 2016
Local: Valcamónica, Itália

 

II Congresso Internacional Santuários: Cultura, Arte, Romarias, Peregrinações, Paisagens e Pessoas

O II Congresso Internacional Santuários realizou-se no Convento de S. Francisco da Cidade de Lisboa, local em que a Ordem Franciscana se instalou no início do século XIII, no Monte Fragoso. Neste Monte havia a Igreja do Sacramento, assinalando o local onde os exércitos conquistadores de D. Afonso Henriques acamparam antes de conquistar Lisboa. No Convento de S. Francisco se situa a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Data: 19 e 20 de dezembro 2015
Local: Lisboa, Portugal

 

I Congresso Internacional Santuários: Cultura, Arte, Romarias, Peregrinações, Paisagens e Pessoas

O I Congresso Internacional sobre Santuários realizou-se no Alandroal, vila do Alentejo, em cujo território se situa o santuário ao deus Endovélico, um dos maiores santuários da época romana (séculos I d.C. — V d.C.), na Península Ibérica.

Data: 8 a 14 de setembro de 2014
Local: Alandroal, Portugal

Revistas